FDA lança Elsa: IA generativa acelera revisões científicas

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos anunciou o lançamento da Elsa, uma ferramenta de inteligência artificial generativa desenvolvida para aprimorar a eficiência nas revisões científicas e de protocolos clínicos. A iniciativa visa acelerar processos internos, mantendo altos padrões de segurança e confidencialidade. Publicamos um “Neural em Campo” sobre o assunto, para ler clique aqui.

O que é a Elsa?

Elsa é uma ferramenta baseada em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), projetada para auxiliar funcionários da FDA em tarefas como:

  • Revisão e resumo de protocolos clínicos.
  • Análise de eventos adversos para avaliação de segurança de medicamentos.
  • Comparação de bulas e rótulos de medicamentos.
  • Geração de códigos para aplicações não clínicas.

A ferramenta foi desenvolvida dentro do ambiente seguro GovCloud da Amazon Web Services, garantindo que os dados sensíveis permaneçam internos à agência e não sejam utilizados para treinamento externo de modelos.

Impacto na eficiência da FDA

Tradicionalmente, a FDA possui um prazo de seis a dez meses para revisar solicitações de aprovação de novos medicamentos. Com a implementação da Elsa, espera-se uma redução significativa nesse tempo, permitindo que os cientistas e especialistas da agência dediquem menos tempo a tarefas repetitivas e mais à análise crítica.

Jeremy Walsh, Diretor de IA da FDA, destacou que a ferramenta representa “o início da era da IA na FDA”, enfatizando o potencial da Elsa em otimizar o desempenho e a produtividade dos funcionários.

Segurança e confidencialidade

A FDA assegura que a Elsa opera em uma plataforma segura, onde todas as informações permanecem dentro da agência. Os modelos utilizados não são treinados com dados submetidos pela indústria regulada, protegendo assim as pesquisas e dados sensíveis manejados pela equipe da FDA.

Próximos passos

A agência planeja integrar ainda mais a IA em seus processos, incluindo o processamento de dados e funções generativas adicionais, para apoiar sua missão de proteger e promover a saúde pública. A implementação completa da Elsa está prevista para 30 de junho, após uma fase experimental bem-sucedida.


Fonte:
McNulty, R. (2025, 3 de junho). FDA Launches Agency-Wide AI Tool to Aid in Scientific Review. The American Journal of Managed Care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *